fbpx

Dia da Consciência Negra não é comemoração, é dia de Luta.

Nesta sexta-feira (18), participei da Seção Solene em reverência ao Dia da Consciência Negra, que ocorre neste domingo (20) para lembrar a morte de um dos maiores líderes negros do Brasil, Zumbi dos Palmares.

Como jornalista que atua em Cotia há muitos anos e como cidadã, já participei de inúmeras sessões solenes em Cotia. Mas essa foi especial, não porque eu fui convidada a fazer parte da extensão da mesa mas por ser pela Consciência Negra. Foi a primeira vez que a Câmara Municipal promoveu esse tipo de ação, ou seria reparação?

Pra mim foi uma honra ter participado dessa mesa. Um orgulho. Tenho um baita orgulho da minha gente, dos meus cabelos crespos, da minha miscigenação, da minha ancestralidade.

Não tive a oportunidade de me expressar no evento. Se tivesse tido teria dito que essa seção solene não aconteceu porque o presidente da Casa e os demais vereadores são bonzinhos, nem tampouco porque o gestor de cultura, Gilmar de Almeida é um cidadão sensível às causas sociais e um grande parceiro do movimento negro e tem senso de justiça e defende uma reparação histórica.

Essa seção solene aconteceu graças ao grito e à resistência de cada irmão ou irmã preto e preta que há séculos acorda todos os dias sabendo que poderá sofrer preconceito, racismo, que poderá ser humilhado, agredido e até morto devido à cor de sua pele.

Essa seção solene aconteceu porque milhares e pretos e pretas dessa cidade e desse Brasil tombaram lutando contra o racismo.

Não abaixemos as nossas cabeças. Somos fortes, somos muitos e enquanto um de nós estiver de pé temos que ser resistência, até que chegue um dia em que a cor da pele não seja motivo de tornar uma pessoa menos que outra.

Dia da Consciência Negra não é comemoração, é dia de Luta. É resistência!

Um sorriso negro
Um abraço negro
Traz felicidade
Negro sem emprego
Fica sem sossego
Negro é a raiz de liberdade
Negro é uma cor de respeito
Negro é inspiração
Negro é silêncio é luto
Negro é a solidão
Negro que já foi escravo
Negro é a voz da verdade
Negro é destino é amor
Negro também é saudade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *