fbpx

“Três pontos” de alerta para hoje

Os Três pontos de trazem alertas em situações distintas, mas que precisam da atenção do governo e da sociedade em geral. Estamos falando de Empregos, saúde e corrupção.

 1 – Capitação da poupança cai 53% em Março.

O anuncio foi feito ontem dia 04/04 pelo Banco Central que mesmo com a queda comemora, pois houve captação. Nos dois primeiros meses do ano foi ainda pior.

A queda de 53% é na comparação com o ano passado quando os depósitos tinham superado os saques em R$ 3,98 bilhões.

É normal no começo de ano quem tem algum reservado raspar a poupança pra pagar principalmente escola, adiantar matricula, IPVA que come nosso dinheirinho e ainda vem com o IPTU pra terminar a paulada. Isso, se em dezembro você foi comportado e não estourou no cartão de credito e depois parcelou e 3 vezes em janeiro.

O meu ficou escondido. Falando nisso, ainda não lembro onde guardei.

Mas o alerta vale por que mesmo com tudo isso que pagamos no começo do ano, este foi pior que 2018. Sendo que 2018 foi pior que 2017 e assim regressivamente até 2014, que foi o ultimo onde os brasileiros ainda faziam mais depósitos que saques no mês de Março. Do ano da copa da Alemanha pra cá, os saques superam.

Coincidência com o aumento de desempregados que veio subindo ano após ano, e chegamos em 2019 no que todo mundo sabe.

Vamos olhar os sinais. Isso é um alerta que o minguado dinheiro, está cada vez mais escasso.

 

2 – Médicos do “Mais médicos” estão abandonando o programa.

Tirando todo o exagero com que alguns meios de comunicação dão as notícias da peripécias do atual governo, as vezes colocam uma “folha” a mais na árvore (pra quem entendeu), vale o alerta da saída de 1052 médicos dos 7120 que foram contratados para substituir os cubanos, que foram embora no final do ano passado.

Pra falar a verdade isso era esperado pelo Ministério da saúde, quando avisou que os médicos brasileiros não durariam muito tempo, sendo que alguns ficaram apenas uma semana. Os motivos de saída são a busca de outros locais de trabalho, especializações e residências.

Além desse 7120 que foram contratados tem mais 1397 que começam por esses dias, mas ainda não foram divulgados com precisão.

O balanço é o seguinte. Cubano, Italiano, Mexicano até Argentino. Na hora da dor ninguém quer saber de onde vem quem vai me atender .  O que o povo precisa é de atendimento.

Plano médico é artigo de luxo! Ninguém aguenta pagar e ainda tem empresa que faz propaganda na televisão, dizendo que não é por qualquer motivo que você deve procurar o hospital.

Não entendo nada, mas acho que tá precisando do Procon ou outro órgão dá uma olha nessa propaganda, que incentiva a auto medicação.

Não citei a ANS (Agência reguladora de planos de saúde do Brasil) por que ela sempre fica do lado dos planos. Podem ver na TV a propaganda a_mil toda hora (sacou?).

Então sobra os hospitais municipais, estaduais e federais que sem médico, falando português ou “pontunhol”, o importante é estar lá, já que o “ai” é claro nas duas línguas.

 

3 – Soltaram o Beto.

O tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) decidiu na quinta dia 04/04 por dois votos a um, soltar o tucano Beto Richa.

“Beto Richa foi preso preventivamente no último dia 19 de março, no âmbito da Operação Quadro Negro, que investiga o desvio de recursos públicos em obras de escolas, e levado ao Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região de Curitiba” conforme matéria da Gazeta do Povo.

Ele está proibido de falar com pessoas envolvidas no caso, parentes e ex cônjuge (ah tá). Entregar passaporte e não pode ocupar nenhum cargo publico. Também deve cumprir o recolhimento domiciliar noturno e aos fins de semana.

Para quem tem uma casinha igual a dele, deve ser uma tortura mesmo ficar dentro de casa.

Mas o alerta deste ponto é a moda pegando. Esses dias soltaram Temer que agora também é apontado é apontado pela Lava Jato por lavagem de dinheiro em são Paulo. Lembrando que ele havia sido acusado apenas pela lava jato do Rio de janeiro. Mas ele está solto.

Beto Richa para quem não está familiarizado com o estado do Paraná, é um politico extremamente influente, servindo de comparação, um Sarney no Maranhão. Esse senhor solto é um risco a qualquer investigação, assim como Temer que é o Grande Arquiteto (pra quem entendeu) de vários esquemas em todo país.

Vale o alerta que, ao prender e soltar pessoas tão influentes assim, o risco é muito grande. São pessoas que podem obter e cobrar ajuda de membros que nomearam pra obter vantagens. Eles nomearam muita gente durante seus anos de poder. Cuidado quando se cutuca a onça com vara curta.

 

Anselmo Duarte

Psicanalista, Escritor, Jornalista, Palestrante e Engenheiro.

Autor de livros de auto ajuda e Romances policiais, atuante em palestras na busca do autoconhecimento e da valorização da saúde mental

https://www.facebook.com/anselmoduartepsic/

anselmoduarte.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *