fbpx

Dia do Professor e a importância da Educação

Fevereiro de 1979 – Escola Estadual Professor Luciano Felício Biondo, Osasco.

Não sei exatamente o dia mas me lembro como se fosse ontem. Meu primeiro dia na escola. Um frio na barriga, as mãos suando segurando as mãos de minha mãe, uma ansiedade e ao mesmo uma felicidade sem fim.

Estas são imagens do meu primeiro caderno, que guardo até hoje com muito carinho e me emociono toda vez que o vejo. Notem que ele está todo remendado mas não pela  ação do tempo não.

Ocorre que minha família era muito humilde e meus pais, com 4 crianças pequenas, não tinham condições de comprar um caderno novo para a minha estreia. Então minha mãe reciclou um caderno usado do meu irmão mais velho. O que pra mim não fez a menor importância. Na minha inocência de menina eu não imaginava a transformação que aquele monte de folhas coladas e vazias poderiam fazer na minha vida. Talvez eu ainda não tivesse noção da importância da escola na vida da gente e aonde esses primeiros rabiscos me permitiriam chegar.

Naquele tempo só  entrava na primeira série após completar 7 anos e como sou de outubro, já havia passado dos 7.  Pré escola era só particular, para as famílias de melhor poder aquisito, o que não era meu caso, como deu para perceber.

Naquele tempo, parecia que o frio era mais frio, a geada deixava tudo branquinho. Eu acordava muito cedo, comia um ovo quente (quando tinha ovos), pão com margarina.  E no “emborná” além do caderno e lápis, às vezes bolinho de chuva outras vezes algumas bolachas, outras vezes não tinha nada.  A refeição principal seria feita na escola, sopa, naquelas canequinhas de alumínio que esquentavam tanto que mal dava para por a boca rsrs (ah tinha que levar colher de casa e quando esquecia, então era obrigada a beber a sopa).  As crianças de famílias mais endinheiradas levavam para o lanche pão com mortadela e café com leite numa lancheira com copo especial, um luxo!

Meu pai era operário e minha mãe, enquanto éramos pequenos lavava e passava roupas pra fora e costurava para ajudar a completar as despesas. Quando crescemos um pouco ela passou a ser empregada doméstica. Passamos por muitas privações e dificuldades,  muitas vezes faltou o alimento na mesa, mas meus pais  sempre fizeram questão de que todos nós fôssemos para escola, essa sempre foi a prioridade.

Não me canso de lembrar da minha felicidade em poder ir para escola, em aprender a ler e escrever. Sempre que me envolvo em discussões sobre política e me perguntam qual deve ser a prioridade para uma boa gestão de um prefeito, governador ou presidente, eu tenho a resposta na ponta da língua: Educação. E eu sou um exemplo de alguém que chegou onde chegou por causa da Educação.

Coincidentemente minha professora era minha chará, dona Sonia. Minha mãe sempre cultivou flores e sempre que podia fazia um buquê e eu toda feliz levava para minha professora.  Hoje é o dia do Professor, que eu assim com letra maiúcula mesmo, porque tenho plena consciência de que só cheguei aqui porque no meu caminho me deparei com eles, os Professores. E se é pela Educação que a gente é capaz de conquistar o mundo –  eu acredito e defendo essa bandeira, são os professores nossos aliados nessa batalha e a eles meu respeito e todo meu carinho.

Muito obrigada professora Sonia.  Obrigada a tantos professores que passaram pela minha vida, que me ensinaram o “beabá”, que me mostraram uma parte do mundo que sem eles eu não teria conhecido, as letras, os livros e que infelizmente em pleno século 21 muitos ainda não conhecem…

2 comentários em “Dia do Professor e a importância da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *