
Eleições 2022: aliança de Rogério Franco com PT pode provocar reviravoltas em Cotia
Dias atrás eu comentei no meu perfil do Facebook sobre a aproximação do Prefeito de Cotia Rogério Franco (PSD), com o PT.
Pois bem, essa semana que se inicia será de grandes decisões, com foco, claro, nas Eleições 2022.
E sim. Pela primeira vez um prefeito de Cotia apoiará candidatos da esquerda. E do PT. Mas pode ser muito mais que um simples apoio.
No meio disso tudo está Paulinho da Força (Solidariedade), velho conhecido do meio político e presença assídua em Cotia que deu o recado neste sábado (26) durante inauguração do complexo esportivo do Atalaia.
O que estaria dizendo Paulinho da Força com “vamos nos orgulhar de Rogério Franco” e a “carreira está apenas começando”?
Há rumores nas rodas de conversas e grupos no whatsapp de que o candidato a vice governador de SP será Rogério Franco, isso mesmo. Teria sido esse o recado dado por Paulinho da Força? Rogério Franco será candidato a vice governador junto com Fernando Haddad?
Já sabemos que os dois vem se encontrando. Rogério Franco deve apoiar a campanha do petista, aliás, dos petistas, pois Lula da Silva também será o candidato de Franco. Ele [Rogério Franco] inclusive participou do encontro entre o ex-presidente e o ex-governador Geraldo Alckmin (recém filiado ao PSB).

Mas como seria essa aliança?
Primeira consideração nisso tudo é que a parceria com o tucano João Dória, a quem Rogério chegou a chamar de Presidente em evento em Cotia, deve chegar ao fim. E com isso há quem diga que as obras da Raposo Tavares não sairão do papel, mas vamos falar sobre isso em outro artigo.
Rogério Franco desde seu primeiro mandato é filiado ao PSD, de Gilberto Kassab, que já anunciou que o partido terá candidatos próprios, tanto ao governo federal como estadual.
Rogério vai estar em outro palanque, seja como apoiador, seja como candidato. Ou seja, tudo indica que mudará de partido. E pode se filiar ao Solidariedade.
E aí entra Paulinho da Força novamente, que já declarou apoio ao PT mas negocia posição de destaque. Geraldo Alckmin foi convidado a se filiar ao Solidariedade para representar o partido na chapa com Lula mas o ex-governador preferiu o PSB. Agora o Solidariedade negocia a segunda cadeira do governo do Estado de São Paulo.

De novo, seria esse o recado que Paulinho da Força queria dar no discurso ocorrido no sábado?
Agora vamos fazer um exercício:
Digamos que a dobradinha Haddad+Rogério se confirme. Pela lei eleitoral ele terá que se desligar definitivamente de sua cadeira na Prefeitura. E Cotia terá sua primeira Prefeita. Ela mesma, Ângela Maluf (PV), atual vice-prefeita.
“Política é feita de desafios”, costuma dizer Rogério Franco, nas poucas conversas que temos por aí.
Sem vice-prefeito, o segundo nome da cidade passa a ser o presidente da Câmara, atualmente Celso Itiki (PSD) mas o legislativo fará eleições para nova presidência este ano. Aliás, vale dizer que os vereadores alteraram a Lei Orgânica recentemente para anteciparem o período de eleições que antes ocorria entre setembro e novembro para a o período de março a novembro. Ou seja, a nova eleição da mesa, cujo mandato é de dois anos, pode acontecer a qualquer momento, mas o eleito só assume em janeiro de 2023, mas poderá já ostentar o título de segunda caneta da cidade. E pela lógica da movimentação política, podemos imaginar que o Solidariedade pode querer a vaga de presidente da casa, neste caso, Sandrinho Santos ou Marcinho Prates (atual vice-presidente).
Eu abri este texto dizendo que essa semana será de decisões, também porque o prazo para desincompatibilização para disputar as eleições, no caso de chefes de executivo que vão mudar de função , é de seis meses antes das eleições, ou seja, 2 de abril, uma data simbólica para Cotia (aniversário da cidade).
E nesse caso no dia 3 já teríamos novidades, e nem estou falando do show do Leonardo.
Por fim, um passarinho me contou que essa semana haverá um encontro entre Rogério Cardoso Franco e Luís Inácio Lula da Silva. Qual será a pauta desse encontro?
Quem viver verá.
[eu só queria mesmo era ser uma mosquinha pra escutar essa conversa :)]