fbpx

Três pontos – Cai uma combatente

Falando das novidades do dia a dia, vamos comentar sobre a combatente das ideologias.

1 – Damares deixa o Governo.

Sem dúvida uma personalidade única com sinais de esquizofrenia e uma carga de traumas que seria necessário vários profissionais, pois é demais para uma pessoa só.

Ela deixa o governo por motivos de saúde segundo ela, agravado por ameaças de morte que a evangélica mais famosa atualmente está sofrendo.

De origem na igreja quadrangular atualmente está na Batista.

A quadrangular é uma linha bem radical e apesar de ser antiga tem um crescimento moderado aos longos dos anos, comparando a outras linhas de pensamento de evangélicos. A Batista é muito antiga e famosa em boa parte do mundo, sempre retratada por Hollywood como aqueles que quando pregam são radicias, quando fazem são devassos.

Damares cresceu dentro desta linha radical e conforme conta em uma pregação que fez, sofreu abusos na infância quando tinha 10 anos. Conta também que pensou em tirar sua vida com o uso de medicamentos, episódio que inclui a visão de Jesus na goiabeira.

Sua pregações viralizaram na internet principalmente quando incentiva o machismo através da submissão da mulher ao homem, e sua preocupação com as crianças.

Foi assessora de 5 deputados de direita e esquerda, até que subiu ao senado, assessorando Magno Malta, até causar mal estar entre o senador e o atual presidente que convidou Damares para compor o governo e não avisou o Senador. Ela foi o pivô do rompimento dos homens que oraram juntos na transmissão do resultado da campanha politica, em uma cena comovente.

Também repreende a igreja por deixar que as ciências avançassem, comentando que já ensinam nas escolas a “teoria da evolução”, por culpa da igreja que deixou a ciência pensar sozinha.

O Episódio que fala da teoria de masturbação de crianças, como sendo trabalho de cientistas da Holanda, foi repudiada pelos holandeses que nunca disseram tal asneira.

Não vou de forma alguma fazer uma análise de sua personalidade, pois seria anti ético. Apesar de afirmar que certas declarações ela fala como pastora e outra como ministra, mesmo eu atuando como jornalista ou psicanalista, sou o mesmo falando.

Mas é uma personalidade muito peculiar.

2 – Azul e Rosa

Você se lembra da estória do menino veste azul e menina veste rosa?

Isso sem duvida foi uma resposta ao micro discurso, até dá pra chamar de declaração, pois foi tão curto do presidente atual em sua posse, onde fala do combate a ideologia de gêneros.

Sinceramente acredito que esta estória de ideologia de gêneros foi um grande atropelamento dos governos anteriores, que pregaram as ideias da filosofa Judith Butler que como muitos outros filósofos já criaram teorias incríveis, mas que não se coloca como prática, muito menos por imposição como foi feito, criando cartilhas para crianças.

Primeiro que a ideia da filosofia como base é o direito de você pensar e discordar de tudo e de todos.

Todos os grandes filósofos da história expuseram sua idéias mas jamais colocaram como imposição. Mao Tsé-tung que se auto denomina filósofo fez com que suas ideias e pensamentos filosóficos fossem impostos, que você sabe muito bem que foi a custa de muito sangue.

Jamais uma ideia é pensada para que seja imposta. É para ser pensada, discutida, analisada, assunto para pessoas em um bar ou no transporte publico.

Mas quando o povo prefere comentar a novela ou a foto de uma celebridade, o governo impõe o que ele quiser, inclusive o que “jamais deveria ser imposto”.

3 – “Fora” para ideologias.

Ideologias no que tange ao social, ético, sexual, sempre foram muito uteis ao longo da humanidade, promovendo em muitas vezes o crescimento de um povo ou pessoas individualmente. Mas toda vez que foram impostas fizeram estragos monumentais.

A ideologia econômica e trabalhista do marxismo, a origem do comunismo, em todo lugar onde foi imposta causou sérios problemas. Por coincidência em todos os casos que foi implantada, foi por imposição. normalmente com guerras civis ou golpes, que causaram muitas mortes. Ao longo de seu desenvolvimento muita pobreza, fome, atraso e nada de vantajoso. Exemplo de Cuba pelos usurpadores Fidel e Tchê, na china com Mao na china e Lenin na Russia.

Ideologias religiosas também impostas sempre tiveram resultados péssimos. As cruzadas que nos impôs a idade média, ou idade das trevas, a evangelização dos nativos das Américas e da África, onde os massacres de pessoas que não entendiam nem a língua não conseguiam entender uma religião.

Uma das piores foi a ideologia da supremacia Ariana, protagonizada pelo Austríaco que não aceitava ter nascido naquele país e se declarava alemão Hitler que promoveu um massacre de todo e qualquer pessoa que não tinha origem Ariana. Segundo seu livro Minha vida, uma leitura complicada, pois é cheia de teorias absurdas e pensamentos filosóficos repletos de xenofobismo, é possível contatar a principal motivação do líder que mais matou no ultimo século.

De qualquer forma é importante que ideologias sejam discutidas, analisadas, pensadas e quando simpáticas ao seu ideal utilizadas. Mas de forma alguma deve ser imposta. Qualquer tipo de imposição é crime, pois tira o direito de pensar.

Todo ideologia que é imposta discutir ou discordar, é um crime.

Fere o direito básico de pensar. Aceite a ideologia se você quiser. Se aceitando está feliz? Ótimo.

Então:

Vem vamos embora,

que esperar não é saber,

quem sabe faz a hora,

não espera acontecer….

Anselmo Duarte
Psicanalista, Escritor, Jornalista, Palestrante e Engenheiro.
Autor de livros de auto ajuda e Romances policiais, atuante em palestras na busca do autoconhecimento e da valorização da saúde mental
https://www.facebook.com/anselmoduartepsic/
anselmoduarte.com

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *