fbpx

Todo sofrimento tem hora para acabar

 

Mas quando? Tudo vai depender de uma série de fatores. Mas acredite: levantar-se do chão é o primeiro passo

Por Neto Poeta*

Na vida a gente sofre. E todo sofrimento é consequência de uma dor. Não importa qual seja. Quando não conseguimos lidar com essa dor, gera então o sofrimento. Passamos dias e noites chorando, em busca de uma resposta ou de um motivo para tamanha tristeza.

Procuramos culpados. Nos culpamos. Não temos coragem de sair para a rua e erguer a cabeça. A dor nos empurra, nos dilacera.

Nem sempre conseguiremos definir com exatidão a razão para tal dor. Mas também não adianta ficar procurando. É perda de tempo. Devemos, por mais que pareça clichê, recomeçar.

Eu sei que isso não conforta para quem está do lado de dentro do problema. Afinal, todo mundo fala isso, né? Mas todo mundo está certo. Problema não é esse. Problema é que nós, quando estamos vivenciando o amargo da vida, não conseguimos ter esse olhar. Pode ser que com o tempo, sim. Mas no momento, não.

Por isso trouxe essa frase no título, pois ela não parece (pelo menos para mim) tão clichê assim. Ouvi certa vez de um palestrante que ‘todo sofrimento – ou toda dor – tem hora para acabar’. Ele explica que não viemos ao mundo para sofrer e que sofrimento são consequências de algumas escolhas. Fala também que a dor é um sinal de alerta e profundamente necessária para o nosso crescimento de ordem emocional e espiritual.

Uma hora a dor cessa. Mas quando? Essa resposta, infelizmente, não existe. Tudo vai depender de uma série de fatores. De como você está lidando, como você está enfrentando, se já pediu ajuda e se está disposto a ser ajudado.

Esse mesmo palestrante uma vez disse que havia um cachorro deitado em posto de combustível. Esse animal uivava de dor. Ele então perguntou ao frentista: “meu senhor, por que esse cachorro não para de uivar?” E o frentista respondeu: “é porque ele está deitado em cima de um prego”. Ora, disse ele, “então porque ele não levanta?”. “É porque está doendo o suficiente para ele uivar, e não para levantar”.

Talvez, essa seja a reposta. A dor e o sofrimento só cessarão quando você se levantar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *