fbpx

Quarta Feira de Valores

Três assuntos nesta quarta feira tem altos valores.

1 – O bolso paga o que a boca fala.

O PROCON definiu que vai multar a Bettina e o prejuízo pode ser alto. Já que segundo a propaganda, ela fez de R$ 1520,00 apenas R$ 1.042.000,00 em três anos. A multa pode passar de 9 milhões. Evidente que a multa não é a moça do anuncio mas a Empiricus, empresa de investimento que através do seu diretor Felipe Miranda, que andava bradando para todas os meios de comunicação que se alguém sentisse lesado que procurasse os órgãos responsáveis. Acho que a brincadeira e a arrogância vai ficar meio caro. Mas se de outro lado for verdadeira as sua afirmações, se a moça faturou isso mesmo, imagine quando a empresa fatura, já que pode desembolsar um belo lucro a investidora. Colocando isto em uma boa carteira de investidores, esses mais de 9 milhões faturam rapidinho. Mas vale a máxima que o Bolso paga pela boca.

 

2 – Isso é que é otimismo.

Quem está dando boas noticias também é a Netflix através do CEO Reed Hastings que no balanço do ano passado a gigante do ramo de entretenimento, com 137 milhões de assinantes pagantes vai ter um prejuízo de apenas 3 bilhões de dólares. Tudo bem que é um aumento sobre o balanço de 2017 que ficou em torno de 2 bilhões, mas a projeção é incrivelmente positiva, projetando para 2025 um lucro de 5 bilhões de dólares.

Por que dá prejuízo? Por que a gigante agora produz seu próprio conteúdo. A produção de uma série como Stranger Things é muito investimento inicial para que o retorno venha ao longo dos anos. Mas segundo o CEO os resultados apontam através do crescimento exponente de assinantes, na média de 30% ao ano que a chave para o crescimento e a sustentabilidade é o conteúdo próprio.

Ninguém iria discutir com o CEO de uma gigante desta que atua em quase todo planeta. Mas ao menos no Brasil eu acredito que o crescimento de assinantes se por três motivos.

1 – O desgosto da programação aberta das televisões brasileiras;

2 – O preço das assinaturas de programação a cabo;

3 – Não tem concorrente para a Netflix.

Se o cenário não mudar com certeza continuará crescendo. Mas se entra uma concorrente e as condições econômicas do brasileiro melhoram, acredito que o crescimento será interrompido. Quanto a TV aberta, acho que cada vez pior. Sorte da Netflix.

3 – Reforminha básica.

E na onda de economia que estamos o Governador Dória nos primeiros 3 meses dá “exemplo de economia”.

Segundo matéria da Veja São Paulo o Governador gastou 2 milhões de reais na reforma do palácio, sede do Governo. Era utilizado também como moradia do Governador, mas João Dória vai continuar morando em sua mansão no Jd Europa, na ZO da capital. A alegação é que foram gastos apenas 2 milhões dos 9,4 destinados  a manutenção predial preventiva.

Eu não entendi direito essa afirmação. Se existem 9,4 milhões para reforma predial preventiva do Estado, 2 milhões, mais de um quinto foram gastos só no palácio, reforma com direito a decoradora de luxo?

Não tem mais prédios pertencentes ao Governo que precisam de reforma? Hospitais, escolas, sedes de bombeiros, da policia, mais nada? Posso estar falando besteira, mas acho que a brincadeira não devia ser motivo de comemoração e sim de reflexão. Dinheiro publico não é pra reforma de luxo. O luxo deve ser bônus de um trabalho bem feito, quando todos os outros objetivos foram atingidos. Acho que a coisa não está começando muito bem. Melhor ficar de olho.

 

Anselmo Duarte

Psicanalista, Escritor, Jornalista, Palestrante e Engenheiro.

Autor de livros de auto ajuda e Romances policiais, atuante em palestras na busca do autoconhecimento e da valorização da saúde mental

https://www.facebook.com/anselmoduartepsic/

anselmoduarte.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *