
Parque Jequitibá, criado há 13 anos, foi aberto mas ainda não está pronto
A notícia divulgada pela comunicação oficial do Governo do Estado, sobre o “novo” parque que Cotia e cidades das região “ganharam” no entroncamento do Rodoanel, ganhou os sites e jornais na sexta-feira (19).
O parque em questão é o Jequitibá, que antes era Tizo, por ser exatamente no local onde antes era a fazenda Tizo, que pertenceu ao CDHU. Mesmo tendo sido criado em 2006 por um decreto do então governador Geraldo Alckmin foi entregue ao público, inacabado.
Na época, a notícia também ganhou as páginas dos jornais – nesse tempo a maioria dos jornais ainda eram impressos, principalmente em Cotia. Mas a notícia ainda está publicada no site oficial do Governo, é de março de 2006:
Governo do Estado cria novo parque em São Paulo
A nova área verde, o Parque Fazenda Tizo, fica próximo à Rodovia Raposo Tavares, região Oeste da Capital, tem 66% de área formada por remanescentes originais da Mata Atlântica, espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. “Tem 1,5 milhão de metros quadrados e abrange os municípios de São Paulo, Osasco, Cotia, Embu e Taboão da Serra”, informou o governador”
Em 2006 também entrava no ar o portal CotiaTodoDia, meu orgulho, o primeiro jornal diário e eletrônico de Cotia e Região que eu participei da criação e fui editora por 10 anos. Mas por que estou falando do CotiaTodoDia?
É uma pena que ele tenha sido descontinuado e esteja fora do ar, pois foi lá que publicamos por duas vezes a inauguração do Parque Tizo, uma delas pelo então Governador Geraldo Alckmin, com a participação de políticos de Cotia e das cidades do entorno.
Em 2012, o Governo volta a anunciar a criação/implantação do Parques e o assunto foi tema de reportagem no jornal Estado de São Paulo.
“Governo implanta Parque Tizo para preservação ambiental em São Paulo
Foi implantado na manhã desta sexta-feira, 24, o Parque Urbano de Conservação Ambiental e Lazer da Fazenda Tizo (Terras Institucionais da Zona Oeste). Com uma área verde de 1,3 milhão m² de remanescentes da Mata Atlântica, o parque está localizado na confluência entre as cidades de São Paulo, Osasco e Cotia, além de muito próximo a Embu e Taboão da Serra, cidade com maior densidade populacional das 39 pertencentes à Região Metropolitana.”
Eu não sei exatamente quando e porque o Parque Tizo mudou de nome, mas isso nem importa nesse momento, mas ele foi tema de reportagem até no jornal espanhol El Pais, em 2016, que trouxe a história de famílias que moravam no local, antes de ele ser parque, vale conhecer a história.
“Esperança entre ruas sem asfalto
Vila Nova Esperança é uma das 1643 favelas da cidade de São Paulo e tem um objetivo claro: viver na base da sustentabilidade. Dizem que desde a chegada de Lia à presidência a comunidade deixou de ser uma a mais para se transformar em um exemplo que hoje todos querem divulgar.”
A novidade é que dessa vez o parque foi aberto, as pessoas podem entrar e conhecer.
Foi aberto “discretamente” segundo informou o jornalista Fábio Sanches, na Revista Circuito. “A abertura, ainda parcial, sem as instalações programadas em seu plano diretor, foi anunciada de surpresa na reunião de posse do Conselho de Orientação do parque, em 12 de julho”, escreveu Sanchez.
Passaram-se 13 anos desde que o Parque Tizo/Jequitibá foi implantado, entregue, inaugurado mas ainda não está pronto.
Ainda não sabemos quando o parque será concluído, se é que um dia vai ser concluído. Aguardemos.