
Cotia já emite carteira de identificação do Autista
Por ter saído na frente com as medidas necessárias para emitir o documento, como o cadastro das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a cidade também sai na frente e é a primeira cidade na região a já estar emitindo o documento.
De acordo com a Prefeitura, as primeiras carteirinhas já foram entregues. Até o momento, foram registradas 86 solicitações da CIPTEA. As entregas estão sendo feitas com hora marcada, tomando todos os cuidados sanitários para evitar o risco de contaminação pelo novo coronavírus.
A emissão é feita por meio de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundo Social e tem como principal objetivo garantir atenção integral e prioritária em serviços públicos e privados, bem como atendimento preferencial uma vez que a pessoa com TEA é legalmente considerada pessoa com deficiência, e a carteirinha dispensa a necessidade de apresentação do laudo médico indicando o transtorno.

Para Andréia Rodrigues da Silva, mãe do Breno Henrique, a emissão do documento vai além de garantia de atendimento prioritário. “Para os leigos é só garantia de acesso prioritário, mas é mais do que isso: ela traz conscientização sobre autismo”, afirmou. Para ela, a presença do laço de quebra-cabeça (símbolo do autismo) presente em cada vez mais lugares também leva à discussão, informação e compreensão das pessoas sobre o transtorno. “As pessoas vão pesquisar, falar e se informar mais, isso pode ajudar até um pai a entender alguns comportamentos de seu filho e buscar ajuda para saber se ele está no espectro ou não”, destacou.
Outra moradora de Cotia, a Jaqueline Carelli, mãe do Daniel, também já pegou a carteirinha do filho e falou sobre esta conquista. “A carteirinha vem para somar e conseguir que Cotia identifique o número de pessoas com a síndrome […] e que a criança tenha o direito de prioridade [sem constrangimento] exercido em qualquer parte do país”, disse.
A CIPTEA tem validade de cinco anos e é aceita em todo o território nacional. O documento está previsto na Lei Federal 13.977/2020 e regulamentada pelo Decreto Municipal 8.738/2020. No entanto, já havia sido instituída em Cotia em setembro de 2019, por meio do decreto 8.600 que criou o cadastro e a Carteira de Identificação do Autista (CIA).
Emissão da CIPTEA
Solicitação pelo CRAS CREAS Online whatsapp 11 96300-7500
Documentos necessários:
– Relatório médico confirmando CID 10 F84 e com as seguintes informações: nome completo, filiação, local e data de nascimento, número da carteira de identidade civil, número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), tipo sanguíneo, endereço residencial completo e número de telefone do identificado.
– Foto 3cm x 4cm e assinatura ou impressão digital do identificado.
– Nome completo, documento de identificação, endereço residencial, telefone e e-mail do responsável legal ou do cuidador;
– Imigrante detentor de visto temporário ou de autorização de residência, residente fronteiriço ou solicitante de refúgio, deverá ser apresentada a Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE), a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), com validade em todo o território nacional.
A CIPTEA terá validade de 5 (cinco) anos.