
Três pontos – Mais do mesmo!
Três pontos de hoje trazem assuntos que não são nenhuma novidade, sempre voltam a tona, e ainda nos admiramos.
1 – Inocência ou hipocrisia?
O atual Senador Chico Rodrigues, vice líder do governo foi questionado em uma reportagem da folha sobre a contratação de sobrinho do presidente da republica estudante de administração (mais conhecido como curso inútil), para assessor em seu gabinete com salario de R$ 22.900,00.
A alegação do Senador que já tramita na política desde 1990, é Engenheiro agrônomo, especialista em desenvolvimento rural já foi coordenador do Projeto Sertanejo no governo de Marco Maciel, ex deputado, vice governador, Governador de Roraima e Extensionista na EMATER no Mato Grosso do Sul e Pernambuco, ou seja, não estamos falando de alguém despreparado, é que a contratação se deu por “feeling”.
Mas calma que tem mais. Ele complementa a declaração com a seguinte questão:
- Que mal tem isso?
Leonardo tem 35 anos e segundo o senador terá que trancar matrícula para atuar em tempo integral, por que ele tem grande mobilidade dentro do governo (pts, é parente), e poderá ajudar no mandato do Senador.
Sinceramente eu acho que os políticos pensam que somos um bando de imbecis. Cada vez leio ou vejo uma entrevista de Rodrigo Maia por exemplo (poderia ser outro qualquer), parece que ele responde as perguntas por pena e bondade, pois sua posição o coloca como alguém superior aos reles eleitores.
Mas deixa eu ficar quieto, por que afinal, ele só está lá por que foi eleito (obrigado Rio de Janeiro).
2 – Suzane voltar a ter direito de saída de dia das mães.
Não é piada. Piada é o nosso judiciário.
Suzane von Richthofen que já foi lésbica, pastora, estudante, voltou a ser hétero, foi pega descumprindo critérios de saidinha em festa a mais de 300 km do limite que poderia, com seu novo namorado, havia perdido o direito a saidinha por decisão da juíza Wania Regina Cunha.
Só pra lembrar, quem atua na defesa de Suzane é a Defensoria pública de Taubaté.
Se alguém de Taubaté puder nos dizer se quando procura auxílio na Defensoria publica é atendido prontamente, por que deve estar sobrando, por que este custo é pago por todos nós. Tudo que é publico neste país não funciona direito, se em Taubaté está funcionando tão bem que sobra para atender assassina, parabéns, devemos divulgar.
A 5a. Câmara Criminal de São Paulo na figura do relator José Damião Machado Cogan entende que ela não descumpriu as regras de saída e isso não deve ser considerado fazendo esta punição tão grande que é da presidiária visitar sua mãe Marísia von Richthofen, no dia das mães.
Só acho que deveria ser visita vigiada, por que ela pode ter uma recaída e repetir o erro, matando a mãe novamente.
3 – Senadora cassada fala de armação.

Já postei aqui quando aconteceu o caso da cassação da senadora Selma Arruda, a famosa “Moro de Saias”, dizendo que era espantoso que uma pessoa famosa por colocar corruptos na cadeira como ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Geraldo Riva – conhecido como “maior ficha suja do Brasil”, fizera um papel tão inescrupuloso na sua campanha e foi cassada.
O que achei interessante é que no país que luta contra corrupção e por um milagre tem um politico cassado, teve uma divulgação menos que qualquer “pum” do Neymar ou da sua namorada magrela.
Agora surge uma matéria no site Terra, que é uma reprodução da BBC Brasil, onde a senadora se pronuncia.
Vou contar da forma que entendi.
Ela não entendia de politica. Juiza aposentada se candidatou para o senado e buscou orientação de algum membro de partido. Como tinha uma boa condição para ser eleita, investiu 1,2 milhões antes de começar a campanha em publicidade e pesquisas. Ai começa a campanha e tudo que gastou neste periodo fez a declaração conforme manda a lei.
A acusação é que ela não declarou esses 1,2 mi antes da campanha, votada por 7×0 pelo tribunal eleitoral do Mato Grosso.
Segundo ela foi rápido e desrespeitoso, tanto que ela diz que parecia estarem cassando o mandato de um síndico de condomínio.
Sua entrevista dá a impressão que foi cassada por represália daqueles que já colocou atras das grades ou incomodou.
Vamos lá.
Não conheço os tramites da investigação, nem temos acesso, para validar se o que a senadora diz é verdade ou não. Mas a estória parece interessante.
Uma juíza que tem fama de jogar corrupto nas grades é eleita para o senado, realmente é um perigo para quem pisa fora da linha.
O seria complicado aceitar esta afirmação se não fosse no brasil, que ela foi condenada por juízes, membros do poder judiciário que existem para garantir a lei, mas em nosso país não dá pra confiar em juízes (não é Gilmar Mendes?). Desta forma a estória pode ser sim verdadeira e tem cabimento. Mas não pode se afirmar que Selma Arruda seja protagonista.
Vamos ver os próximos capítulos, onde espero que ela tente recursos e não se cale. Isso já vai ser indícios positivos de sua conduta.

Psicanalista, Escritor, Jornalista, Palestrante e Engenheiro.
Autor de livros de auto ajuda e Romances policiais, atuante em palestras na busca do autoconhecimento e da valorização da saúde mental
https://www.facebook.com/anselmoduartepsic/
anselmoduarte.com