fbpx

Vamos reconversar sobre o Plano Diretor de Cotia?

Uma das primeiras coisas eu faço todas as manhãs, antes de iniciar minha rotina de operária da notícia, e claro depois da minha xícara de café, é dar uma geral na internet para me atualizar sobre o que acontece nesse mundo afora. E também para saber qual será a nossa vergonha do dia, estrelada, claro por ele, nosso ilustríssimo presidente da república (assim mesmo com letra minúscula).

Navego pelos principais sites de notícias, os tradicionais como o Globo.com, UOL, Estadão, Folha e também os alternativos. Sim, o Intercept, o Midia Ninja, a Agência Pública, Az Minas e outros fazem parte dessa minha rotina. E, claro que também acompanho os sites que cobrem a região de Cotia, a minha cidade.  Não, não leio mais jornais em papéis já a algum tempo.

Mas por que estou escrevendo tudo isso e o que vocês, meus amigos leitores tem a ver com a minha rotina diária? Com minha rotina diária, nada mesmo rsrs mas com as minhas buscas por notícias, talvez tenham. Explico:

Ao ver umas notícias sobre o Plano Diretor  (PD) da cidade de São Paulo, me lembrei que Cotia e obviamente outras cidades da região também tem seus Planos Diretores. É ele quem norteia e orienta o uso e ocupação do solo em todos os seus aspectos como mobilidade, saneamento básico, define normas de interesse social, de segurança, do bem coletivo, do equilíbrio ambiental e do bem-estar dos cidadãos. Por isso ele é tão importante.

Dito isso, fui fazer umas buscas por mais noticias sobre o tema. Descobri que além de São Paulo, várias cidades estão fazendo a revisão do plano. O Ministério das Cidades, recomenda que os planos sejam revisados a cada 10 anos. Ah, mas essa pasta foi extinta pelo Bolsonaro e pelo que já vimos, políticas públicas não é o forte deste governo.

O Plano Diretor de Cotia é de 2007. Foi um grande avanço sua criação, embora nunca tenha sido cumprido à risca, mas isso não é uma particularidade de Cotia.

Continuando as minhas buscas por notícias,  descobri  que o PD de Cotia, que completou 10 anos em 2017,  começou a ser revisado em 2014, na gestão do então prefeito Carlão Camargo. O atual prefeito na época era vereador.

Algumas matérias publicadas por jornais da cidade e da região nos ajudam a relembrar as discussões:

Pressão popular muda rumos do Plano Diretor de Cotia na 1ª audiência pública

– Revisão do Plano Diretor de Cotia é apresentada ao Conselho da Cidade

Vários encontros e audiências públicas foram realizados em vários pontos da cidade. Eu acompanhei algumas ainda como editora do cotiatododia que atualmente está fora do ar.

As reuniões públicas encerram no final de 2015 conforme publicação abaixo, da revista Circuito, com um breve resumo e descrição das etapas:

– Audiências do Plano Diretor de Cotia chegam ao fim

No começo de 2016, ano de eleição, o Plano Diretor passou por algumas mudanças conforme publicou, novamente a Revista Circuito.

– Plano Diretor de Cotia tem mudanças

Ano de eleição não é propicio para discutir esse tipo de assunto, até porque uma questão polêmica norteava as discussões na época, a verticalização. Com isso, o Plano ficou para segundo plano.  E fomos para as eleições.

Em meados e 2017, eu entrevistei o prefeito Rogério Franco que falou sobre o assunto, disse que iria propor alterações no projeto e defendeu a verticalização em alguns pontos da cidade mas se comprometeu em discutir isso com a população.  Assista:

Mais recentemente, em um entrevista com o presidente da Câmara Municipal, Castor Andrade,  para a revista Circuito, eu também o questionei sobre o assunto e ele se comprometeu em colocar o projeto em votação antes de terminar o mandato.

Se você tiver vontade e paciência vai descobrir muitas outras publicações sobre este assunto em Cotia e em outras cidades; Vai descobrir também que já passamos do meio do ano e daqui a pouco em novo ano eleitoral e pode ser que o nosso Plano Diretor ainda não entre na pauta de prioridades, embora os líderes tenham se comprometido a isso. Mas esta não é uma discussão apenas para os políticos, mas para todos nós.

Vamos conversar e reconversar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *