fbpx

Vacina da gripe: Idosos reclamam da fila e de congestionamento na linha de agendamento. Mas prefeitura mantém estratégia

Embora sem eficácia para coronavírus, Ministério da Saúde antecipou campanha de vacinação contra influenza. Prefeitura adotou agendamento por telefone e drive-thru e o resultado foi filas  linha congestionada.

“Impossível!”

“Ninguém atende.”

“Só dá ocupado.”

“Uma falta de respeito.”

“Fui no posto e dei com a cara na porta.”

“Disseram que não tem vacina.”

“Sonia, faz uma matéria sobre isso aí.”

Essas são as frases de pessoas em busca da vacina contra influenza (gripe) para maiores de 60 anos de idade, na cidade de Cotia.

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, a vacinação foi antecipada. A Secretaria de Saúde de Cotia adotou o sistema de agendamento da vacinação para evitar aglomeração nas unidades de saúde participantes da campanha e, por consequência exposição dos idosos ao novo vírus.

Mas ao contrário dos anos anteriores, o atendimento não está disponível em todas as unidades mas em apenas quatro postos de saúde: Água Espraiada, Jardim Arco-Íris, Assa e Policlínica do Portão. E só com agendamento prévio que deve ser feito por telefone, único número de telefone (4243-2017, das 8h às 17h). Resultado: linha congestionada.

Ainda pensando em evitar a aglomeração, a prefeitura, a exemplo de outras cidades adotou o sistema “Drive-Thru”, ou seja, sem sair do carro, o idoso pode receber a dose da vacina e sem grande exposição ao contágio. Os postos estão em frente à Prefeitura, na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto e no estacionamento do Shopping Granja Vianna (qiuinta, 26 e sexta, 27). São 300 senhas por dia que começam a ser distribuídas as 8h.  Filas imensas nos locais. E de novo muita reclamação porque as senhas acabam logo e muita gente tem que voltar sem a vacina.

“Pedimos a compreensão dos idosos, pois eles só serão vacinados nas unidades se estiverem agendados. Não saiam de suas casas para se vacinarem se não tiverem agendados, pois não serão”, destacou Magno Sauter, Secretário de Saúde de Cotia.

De acordo com informações de Secretaria de Saúde, desde segunda-feira, quando começou a campanha antecipada, foram realizados mais de 1000 agendamentos.

Questionei a prefeitura via assessoria de imprensa se diante de tanta reclamação, a prefeitura pretendia criar novos canais de marcação de vacinas e/ou ampliar os postos. A resposta foi de irão manter o mesmo esquema.

Doutor Magno Sauter justifica que a Secretaria de Saúde depende do envio de novas doses do Estado para ampliar a capacidade de vacinação dos idosos. “E isso já acontece hoje e amanhã, com a abertura do terceiro drive-thru no Shopping da Granja Viana e manteremos em frente à Prefeitura e em Caucaia do Alto, são 600 doses em cada um dos drive-thrus”.

“As Unidades de Saúde seguem vacinando os idosos com agendamento e esta é a estratégia que adotamos para apartarmos os idosos de aglomerações e exposição desnecessária ao novo Coronavírus, completou. “ A estratégia será mantida”, disse Sauter.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Cotia, a meta é vacinar 62.394 pessoas com mais de 60 anos.

Vale lembrar que em anos anteriores, a campanha de vacinação para esse público chegou a ter duas ou três prorrogações por baixo comparecimento aos postos para receber a vacina. Este ano, por medo do covid-19, a procura está intensa mas o médico e secretário doutor Magno Sauter reforça que “a vacina contra a gripe não tem eficiência contra este novo vírus”.

Idosos acamados receberão vacina em casa

A Secretaria informou que a partir de sábado (28), quatro equipes com técnicos de enfermagem e Vigilância Epidemiológica farão as vacinações em idosos doentes e acamado em suas casas. Segundo a pasta, pelo menos 300 pessoas estão nessas condições na cidade.

A Coordenadora do Atende Cotia e Apoio à Gestão, Adriana Cardoso, explicou que os agendamentos serão feitos pela própria equipe da Saúde e a programação será por região, para facilitar a logística das equipes. “Preparamos um itinerário por região para facilitar este atendimento”, disse Adriana. “Pedimos que aguardem o contato da nossa equipe, não é preciso ligar na Secretaria e nem no número de agendamento da campanha nas unidades de saúde. Os acamados terão horário agendado pela Secretaria de Saúde”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *