
Três pontos – Stress altera audição
O stress sem duvida é um dos grandes mal desse nosso século de vida extremamente agitada e ligada em tudo que gira ao nosso redor.
–
COMPROVAÇÕES PREOCUPANTES DO COMPROMETIMENTO DA AUDIÇÃO
–
1 – Os indicadores de Stress
A facilidade de comunicação permitida pelos avanços tecnológicos, a integração das redes sociais e ainda as novidades constantes que estimulam nossa curiosidade, são alguns dos fatores que não nos permite desligar e assim gerando um estado em que a mente não desliga de forma alguma.
Isto com certeza leva aquilo que se conhece hoje como mente acelerada. É um transtorno em que a pessoa não consegue um ponto de relaxamento, que permita a mente desligar de tudo e descansar.
Exatamente, nossa mente precisa de descanso. Quando isso não acontece o efeito é uma lógica muito conhecida por todos nós. Quando algo não está certo, nosso corpo reclama.
Mas se ele está mandando uma mensagem para você e não consegue perceber, ele não se cala. Toma outro caminho, fazendo com que você sinta de alguma forma que algo está errado. E se não funcionar novamente, ele vai mandar esta mensagem em outra parte do corpo.
É possível até desencadear doenças psicossomáticas que causam sérios problemas, muitas vezes crônicas que teremos que conviver pelo restos de nossas vidas.
2 – Afetando a Audição
Cientistas de SP investigam relação entre estresse e atenção auditiva. Um estudo conduzido por pesquisadores de São Paulo e paralelamente por outro grupo de Marília, divulgaram recentemente que a atividade cerebral relacionada a atenção auditiva acompanha o ritmo do coração. Assim a alteração na frequência cardíaca induzida pelo estresse compromete a percepção auditiva.
O estudo não relaciona diretamente o stress com a perda temporária da audição, como a psicanalise defende, onde o individuo em um evento de extremo estrado de stress, perde a audição temporariamente ou não consegue processar de forma eficaz o que ouviu.
É compreensível que a ciência sempre procure dados e comprovações concretas para expor suas afirmações. Isto é o que sempre deu credibilidade. Sendo assim aliou-se a perda de audição temporária ao ritmo cardíaco. E quando o stress que para ciência é algo concreto hoje em dia, quando ele afeta o ritmo cardíaco afeta também a audição.
3 – Saúde emocional
Por isto é tão importante o cuidado com a saúde emocional, que felizmente nos últimos anos vem sendo colocado como algo importante na vida das pessoas.
Uma evolução grande se compararmos o tempo que demorou para que se desse importância a saúde bucal.
Ainda hoje no dia a dia eu escuto comentários que muitos dos transtornos que as pessoas sofrem, são resumidas a frescuras ou falta de Deus.
Claro que nem uma e nem outra. A pregação da falta de Deus é somente um chamamento das igrejas para que não perca seus fiés e com isso sua renda. O medo da perda de seguidores sempre foi uma preocupação da igreja que já uso de força e crueldade por muitos anos, hoje em dia apela para ganhos financeiros e aberrações.
Quando a classificação de ‘FRESCURA’ é sem dúvida um posicionamento machista que não consegue nem ver o se próprio problema. Quem pensa dessa forma está com problema.
O importante é cuidar. Procure um profissional e faça um acompanhamento. Lembre-se que o melhor psicanalista é aquele com que você se sente bem.