fbpx

Dossiê de Linguagem Neutra e Inclusiva é lançado no Brasil

Livro de Pri Bertucci promove uma nova forma de comunicar, que ao invés de separar, acolhe o mundo à sua volta

Como criadories e precursories da linguagem neutra no Brasil o Instituto [SSEX BBOX] — gênero e sexualidade fora da caixa, e a [DIVERSITY BBOX] — consultoria especializada para a equidade social e para a promoção da diversidade em corporações e instituições, lançam no Brasil, o Dossiê de Linguagem Neutra e Inclusiva.

O Dossiê, que foi lançado durante o maior evento trans da América Latina, na Feira Trans, contou com a participação da professora Jaqueline Gomes Jesus e Francesco Crisci, com reflexões de UX e linguagem neutra e inclusiva, que ressalta a importância de valorizar e de estar ciente das diferentes maneiras pelas quais uma pessoa pode se comunicar, permitindo que essas pessoas façam e compreendam as suas escolhas, expressem sentimentos, necessidades e possam se envolver com o mundo à sua volta.

A linguagem não é algo natural, mas uma constituição social e histórica. A língua varia de uma cultura para a outra, assim como a maneira de aprendê-la e ensiná-la. As palavras formam a nossa maneira de pensar, sentir e perceber a realidade, além de determinar o mundo que nos rodeia, valores imperantes na sociedade, nossas diferenças e prioridades.

Comunicar de forma inclusiva significa ter a consciência de que a sociedade – e, por consequência, o ambiente de trabalho – é composto por pessoas com diferentes características e identidades. Por isso, é importante que a comunicação inclua, valorize, respeite e acolha toda a diversidade inerente às nossas existências.

A comunicação é um importante instrumento de transformação social, podendo ser usada para definir e consolidar atitudes e percepções, além de voltar a padronizar sistemas de crença dentro de contextos sociais que, enquanto sociedade, incorporamos até agora. Modificar e atualizar a nossa linguagem é um movimento saudável, porque é através dessa nova linguagem que conseguimos interpretar os comportamentos que refletem o mundo no qual desejamos viver e trabalhar, promovendo grandes transformações pessoais e coletivas.

O Dossiê de Linguagem Neutra e inclusiva, livro do autore e pesquisadore Pri Bertucci e com novos capítulos desenvolvidos por coautories como Amanda Monteiro, Francesco Crisci , Jaqueline Gomes de Jesus, Mikkel Mergener Mendes e Paula Ramos Pacheco, pode ser adquirido através do link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *