fbpx

Três pontos – Reaprender

Reaprendizado é a ordem do momento. É necessário se adequar a tudo, pois a mudanças são constantes. Mas isto é muito interessante quando se lê ou fala sobre. Mas passar por isso:

O DIFÍCIL PROCESSO DE SE MANTER ATUAL

1 – Desapego do que sabe

Se tem uma coisa que aprendi nesta vida é que o conhecimento pé a unica coisa que ninguém pode roubar de você. Impossível que alguém retire de você o conhecimento sobre um assunto, que você estudou, aprendeu, viveu, teve experiências e conhece bem.

Até que apareça um jovem com espinha no rosto e mostre que tudo pode ser feito diferente.

Na verdade o que você conhece, realmente não vai perder, mas não serve mais para nada.

Dramático? Não. Estou sendo realista, pois você tem que encarar assim para poder desapegar do que sabe. Não é algo fácil e se for tentar fazer de forma gradativa ou com coerencia, não consegue.

Primeiro que precisa desapegar do orgulho que temos em saber sobre algo.

“Mas eu não sou uma pessoa orgulhosa”

Não é isso. Internamente nós gostamos de ter esse conhecimento. Nos faz bem, tanto que buscamos este conhecimento. Isso é um orgulho interno, que tem que ser quebrado.

Depois partir para encarar que o que você sabe ou conhece, já era. Tem que se adequar.

Tira o esparadrapo de uma vez só. Doi, mas é melhor de uma vez.

2 – Reaprender a aprender

Quando se tem um certo conhecimento sobre qualquer assunto, o apego acaba atrapalhando a entrada de novas informações. Além do medo do novo, que é muito normal a qualquer ser humano.

Todos nós temos medo do novo, daquilo que ainda não conhecemos, extremamente normal. Desde os primórdios de nossa existência, este medo foi e é muito importante para nosso desenvolvimento.

Já falei outro dia sobre o medo, no programa da Max FM que transmite todo sábado as 14:oo hs, mas você pode ver os bastidores com a transmissão no meu Facebook sobre o medo, só clicar aqui.

Até ai é tudo normal. Mas o que agrava é o fato de ter um pré conhecimento do assunto. Pré agora, por que até alguns instantes atrás pensávamos que era tudo que se deveria saber.

Retirar o que se sabe para poder abrir caminho ao novo realmente é um processo muito complicado, e o amadurecimento neste caso não ajuda muito, podendo até atrapalhar.

Além do que, somos acostumados a aprender de um padrão (pra quem passou dos 40 rsss), que hoje somente as escolas mantém, que é aquele processo de assistir uma aula. Hoje o aprendizado está muito mais ligado a pesquisa, buscar opiniões, variações, experiências e muitas vezes empiricamente.

Realmente, temos que começar aprender a aprender.

3 – Aprender o novo

Depende do momento que você aprendeu o novo, ele já está ultrapassado. Você tem que estar atualizado nos processos que a toda momento exigem inovações e com isso a necessidade constante de aprendizado.

Negligenciar essa dinâmica vai fazer com que você pare no tempo, e pra quem gosta de ditados antigos, tempo é dinheiro. Ai já era.

Estar o tempo todo em dinâmica de aprendizado é uma constante, necessita estar na sua rotina. Algo que você vai fazer com a mesma naturalidade que toma banho pela manhã.

Isso é difícil?

É uma questão que deve ser vista por alguns ângulos. Para as gerações anteriores a minha, com certeza é algo que recusam a aceitar e muito menos adotar como ritmo de vida.

A minha geração que viveu a datilografia e o telegrama crescendo e adaptando até o whatsapp, não pe facil, mas estamos tão calejados a descobrir que o que sabemos já é coisa do passado, que quase nem sentimos mais o impacto das coisa.

Para as gerações posteriores, isso é muito mais simples, por que não tem outros parâmetros. Isso é normal para eles, e não sofrem processos de adaptação, somente o aprendizado com base neste processo.

O jeito é adaptar por que ficar fora do mercado, da rotina social e da vida em si, é muito pior.

Acostume-se, o mundo está evoluindo constantemente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *