fbpx

Três pontos – Novas oportunidades

Com a evolução do mercado de trabalho aliado a péssima situação econômica que vivemos, oportunidades não estão aparecendo toda hora. É bem verdade que elas desapareceram. Mas quando Maomé não vai a montanha, a montanha vai até Maomé.

Vagas de emprego

1 – Esperar não ajuda em nada

Infelizmente esperar não ajuda. Por mais que você ouça de pessoas que tentam te apoiar, alguns especialista, ou mesmo dos religiosos, que a busca está alem de nossa vontade e sim em uma divindade, te garanto que ficar parado não funciona.

Só para ilustrar esta situação, o bispo Macedo e toda a sua legião de pastores sempre pregam que tudo é uma questão da vontade divina e para alcançar é só confiar, contribuir e esperar. Ainda mostram relatos bem ensaiados mas mal editados de pessoas que saíram de dividas de mil e ganharam milhões em muito pouco tempo, somente com algumas visitas e muita contribuição.

Mas se você tiver a paciência e assistir o filme que segundo o bispo retrata a vida dele, claro que de uma visão dele, mostra uma trajetória de muito trabalho, de alguém que não aceitou o não da vida e foi pra rua com caixa de som, ralando, conseguindo fiéis, depois para um barracão, rádio e até chegar até onde chegou hoje, com uma fortuna inestimável.

Ele não entrou em uma igreja e esperou que a vontade divina acontecesse, ao contrário do que prega, ele arregaçou a manga e trabalhou muito. Veja o filme.

Aliás como muitos filmes que retratam a trajetória de alguém que venceu, é sempre de muita luta, sofrimento, ouvindo os “nãos” da vida. Elvis foi aconselhado a voltar a dirigir caminhão. Walt Disney foi demitido da Kansas City Par por ser um funcionário sem imaginação e boas idéias. E assim com grandes nomes como os antigos Beatles, Tim Burton, Madonna e Bill Gates. Muitos nomes na história que tomaram não, mas levantaram e foram atrás. Jamais ficaram esperando, por que esperar não ajuda em nada.

2 – Errar é parte do processo

A verdade é que todo mundo erra.  Mesmo aquele que afirma que nunca erra, a sua afirmação é um erro.

E só existe um forma de evitar todos os erros de nossa carreira profissional, na tentativa de um negócio próprio que leva a falência, ou no emprego dos sonhos que vira pesadelo. A alternativa eficaz para não cometermos esses erros que acontecem ao longo da vida profissional é: Não fazer nada.

A partir do momento que você não faz nada, você está livre de cometer erros.

Por isso não se importe com os comentários maldosos e de forma geral dotados de muita ignorância sobre seus erros, pois não sabem o que realmente aconteceu.

O que você precisa é sempre tirar de cada erro, de cada item que não deu certo, uma lição para as próximas ações.

Um erro é tão valioso como um acerto. Mesmo por que, quando a pessoa acerta de primeira, costuma cair muito rápido, pois a partir do ponto que nunca viveu momentos de crise, de necessidade de ações mais drásticas, acaba sucumbindo muito rápido.

Se for uma pessoa esperta, vai tirar disso uma lição para uma nova oportunidade.

3 – Novas Oportunidades

Infelizmente não consigo entusiasmar com otimismo, bradando que as oportunidades vão aparecer, que as coisas vão melhorar. Eu costumo tem como base sempre os fatos e relatos. Os relatos ultimamente são mais preocupantes a cada dia.

Estamos chegando aos 14 milhões de desempregados segundo o IBGE. O numero vem em uma escala crescente a mais de um ano.

Segundo números de diversos órgãos de pesquisa em 2014 o numero de desemprego era de 2 milhões. Em 2015 esse numero beirou os 3 milhões. Em 2016 chegou aos 12 milhões. No ano seguinte de 2017 e 2018 a variação fica na casa dos 13 milhões. Agora estamos batendo os 14 milhões.

Esses são os dados. Os fatos eu me baseio em duas vertentes. A visual e auditiva.

O que ouço no dia a dia, relato de pacientes e amigos, é que a incerteza é muito mais constante do que se imagina. O que vejo são placas de aluga-se tomando lugar de lojas, oficinas, salões, e diversos negócios que fecham suas portas.

Assim não consigo acreditar que as oportunidades vão aparecer. Eu acho melhor mesmo você levantar e ir atrás. Corre mesmo por que já tem muita gente correndo e quanto mais passa o tempo, vai ficando mais difícil.

Levante, prepare-se, nunca deixe de estudar e não tenha medo. Tenha paciência, mas medo nunca. A sua luta só terá fim, quando começar outra. Aposte em você mesmo, em sua capacidade, nunca deixando de melhora-la.

A vida é uma caixa de surpresa mesmo. Mas se você não romper os laços, jamais saberá qual é esta surpresa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *