
Três pontos, depois do feriado.
Os três pontos de hoje voltam com o pé no chão depois do feriado. Combustíveis mais caros, muita indecisão do governo e Avianca fechando as portas.
1 – E agora greve?
Não tô entendendo mais nada. Não era esse governo a novidade, aquilo que viria para renovar, para mudar, limpar as sacanagens que os governos fazem? Do tipo subir os combustíveis em véspera de feriado. Na quinta feira, ao mesmos nos postos que verifiquei tiveram um aumento substancial no preços da bomba.
Um ato comum de governos anteriores que sempre faziam este tipo de sacanagem que deixava todo mundo irritado.
Mas desta vez a coisa está mais complicada ainda. Além do combustíveis para veículos particulares o Deisel deu uma disparada que irritou os caminhoneiros. O governo na figura do Ministro da Casa Civil está negociando e tentando explicar o inexplicável, que é justificar o aumento de combustíveis de uma forma tão divergente do que a economia necessita neste momento.
Antigamente costumava-se dizer que isso foi um tiro no pé. Mas como está na mora dar tiro agora, a coisa é só uma estupides mesmo.
Os caminhoneiros estão mobilizando para que uma greve em resposta aos aumentos, que estão roendo com os recursos da categoria. Também tem a politica do preço do frete, que segundo os caminhoneiros está prejudicando o trabalho da categoria. As medidas anunciadas na semana passada com a proposta de empréstimos até R$ 30 mil para manutenção de caminhões, só deixou os caminhoneiros mais desanimados com o governo.
E vamos lembrar que a categoria foi um dos maiores apoiadores na campanha. Isso demonstra uma Maturidade dos profissionais que apoiaram quando julgaram que devia e quando está no poder cobra resultados. É um bom exemplo os bolsonímios que não entendem que a campanha acabou e agora é hora de resultados.
2 – A celebridade Olavo de Carvalho
Nunca antes na estória ouvi-se tanto falar de Olavo de Carvalho.
Como já falei antes, nunca por falta de merecimento, pois o velho mestre sempre sobrevoou os pensamentos literários deste país, infelizmente não tão abertamente como por mérito deveria. Mas agora está nadando de braçada. Mais rabujento do que nunca está colocando o dedo na cara de todo mundo, inclusive dos militares, que não costumam deixar o resto do corpo intacto de quem faz tal gesto.
Hoje com o pseudônimo de Guru, coisa que sinceramente é bem idiota, está dando pitaco em tudo e agora destaque para 4 itens importantes para o governo:
item 01 Educação onde o Olavo é a favor da ideia de que a escola deve estimular o civismo, o patriotismo e a valorização de símbolos nacionais, como hino e bandeira, enquanto os militares acreditem que a visão predominante nos materiais didáticos das escolas sobre a ditadura militar seja, na visão deles, excessivamente negativa para as Forças Armadas, a maior parte dos militares em postos no governo não encara rever essa narrativa e trocar os livros escolares como prioridade.
Eu costumo dizer a mesma coisa quando falamos do passado da Igreja e os defensores acham que negativo. Se tem vergonha do passado é por que não deveriam ter feito.
Item 02 – Ralação com Estados Unidos. os militares tem defendido, entre outros pontos, um alinhamento do Brasil com os Estados Unidos, distanciamento da China, aliança com Israel, e maior interferência brasileira na resolução da crise da Venezuela.
Não sei qual a intensão pois, nada disso consegue melhor alguma coisa em nossa economia, ou qualquer outro fator.
Item 03 – Proximidade com Israel. – Não entendo o por que a proximidade com um país que não ter perspectivas de melhora em nada para nós. Os militares frearam a questão da mudança da embaixada, mas Olavo está empenhado neste assunto. Pra que?
Item 04 – Venezuela – Enquanto os militares não vêem uma intervenção militar como uma possibilidade, a visão do Guru é contrária com o apoio a intervenção armada contra o regime de Maduro.
Eu acho mesmo é que estão medindo forças pois em um assunto são coerentes outro só pra contrariar. Não dá pra entender as posições, pois não existe coerência, nem uma linha de raciocínio que possa ser definida. O que acontece é que tem muita gente mandando. Uma guerrinha de poder que não vai ser produtiva pra nada.
Como minha vó dizia, cachorro que tem muitos donos, morre de fome.
3 – Caso Avianca cada vez pior.
Cancelamento de mais 1045 vôos entre dia 22 e 28 do abril, 18 aviões devolvidos dos 25 que ainda operavam. Em 5 de Maio vai a leilão de acordo como plano de recuperação aprovado pelos credores depois do recuo da proposta de compra por parte da Azul. Latam e Gol estão no páreo do leilão com ofertas acima de 70 milhões.
De certa forma é uma pena que a empresa tenha chegado a este ponto no país. Por outro lado é terrível que empresas que estamos acostumados a um atendimento tão ruim, estão dispostas a comprar a companhia, que pode ser dividida em até 7 partes.
Os funcionários ainda não se manifestaram mas com certeza o clima deve ser o pior possível. A possibilidade de remanejamento e a aquisição por partes de empresas que tem uma politica nada amigável, realmente dá medo.
É uma pena mesmo mas infelizmente não tudo direciona para o fim das operações da empresa por aqui.

Psicanalista, Escritor, Jornalista, Palestrante e Engenheiro.
Autor de livros de auto ajuda e Romances policiais, atuante em palestras na busca do autoconhecimento e da valorização da saúde mental
https://www.facebook.com/anselmoduartepsic/
anselmoduarte.com