
Três pontos – Começar de novo.
Neste mês de Maio que é famoso pelo dia do trabalho em nosso país, estamos falando bastante sobre profissões, carreiras e trabalho em si. Todo mundo sabe como é difícil a escolha de uma carreira, principalmente na pouca idade. Mas sempre é possível começar novamente uma carreira, independente da idade.
–
COMEÇANDO UMA NOVA PROFISSÃO
–
1 – O sonho não tem idade.
Muitas pessoas na história comprovam que não existe idade para começar uma nova carreira e deixar seu nome na história.
Não precisa ser de projeção nacional, mas na história da sua família, de sua gente.
A mudança ou agregar uma nova profissão ao longo da vida é muito mais comum do que se pensa.
Boa parte das explicações tem origem na escolha de uma paixão de adolescência, ou ainda a sequencia da profissão de seus pais.
Mas ao longo do caminho, mesmo em carreiras que necessitam de mudanças radicais, são totalmente possíveis. O poder de aprendizado do ser humano é vitalício. Enquanto estiver vivo consegue aprender alguma coisa.
A capacidade de aprendizado de todo individuo é espantosa. A mente pode ser considerada a grosso modo, como um músculo, que necessita de exercícios.
Somos capazes de adaptar a todas as mudanças que vierem pela frente, como estão prevendo os especialistas em trabalho, para que mudanças substanciais acontecam em nossa vida profissional.
É preciso encara a questão de uma forma mais simples. Dando chance a mudanças e adaptando-se a elas.
Claro que você pode com as mudanças, encaixar seus sonhos e suas vontades, de acordo com as novas propostas de trabalho que vem surgindo.
–
2 – Sonhar e planejar
Sonhar e planejar são duas coisa totalmente diferentes com o mesmo ponto de partida. A vontade. No meu livro MORTO VIVO, que está a venda no meu site tem um capitulo somente sobre este assunto, que por mais que pareça banal, é um grande obstaculo para muita gente.
Sonhar com algo é um processo muito bom, gostoso, mas cheio de fantasias, pois a condição de sonhador permite isso, as hipóteses são aberta à imaginação sem o menor critério de realidade.
Nesta questão do sonho podemos sonhar com qualquer profissão ou mesmo qualquer negócio que possamos montar.
Quando partimos para planos, ai a vontade encontra uma barreira muito importante que deve ser vencida de acordo com as características de cada ponto. A realidade.
Coloquei como barreira e não como fato ou qualquer outra nomenclatura, por que barreiras se vence e derruba. E como estamos falando de realidade é isso mesmo que vai acontecer. Você vai ter que vencer a sua insegurança, conquistar o conhecimento necessário, derrubar tudo que for impedimento, dificuldades e quaisquer outros fatores na sua frente.
E vai ter que fazer isto de forma calculada, dimensionada, para que as coisas aconteçam dentro de uma realidade temporal que caiba em sua vida sem fazer estragos.
Mas é tudo possível.
–
3 – Possível e impossível.
O que é possível ou impossível em nossa trajetória tem muito a ver com nossa condição. Falo em todos os sentidos que você possa imaginar.
Quer dizer que o impossível existe?
Sim. Por mais que você escute aqueles animadores de palco que ministram palestras de incentivos, gritando e empolgando dizendo que você pode tudo, que tudo está dentro de você, e vai fazer e acontecer….
Estão fazendo o trabalho deles que é pregar para a platéia a ideia que vai tudo dar certo. Mas isto não é verdade.
É muito comum falarem em gerúndio ou sempre jogando ao coletivo, por que as coisas na vida real, fora do palco não são assim. Poucos sobem aos palcos para dizerem que nem todos serão o que querem ser. A verdade é triste.
Mas quando você conhece a sua limitações, sejam ela de que origem forem, você tem condição de ter uma briga mais justa com a vida e ai sim lutar de igual para igual.
E não se surpreenda se você tiver algumas vitórias importantes ao longo do caminho. Derrotas, com certeza. Faz parte do crescimento perder, sendo para mim a melhor forma de aprendizado. Se você conseguir aprender com seus erros, você terá vitórias muito mais saborosas.
Vá a luta.