fbpx

Agora é lei: soltar rojão é probidido em Cotia!

Entrou em vigor em Cotia a Lei 2070/2019, regulamentada pelo Decreto 8583/2019, que proíbe a queima de fogos de estampidos e de artifícios, o famoso rojão, bem como qualquer artefato pirotécnico com efeito sonoro ruidoso.

É muito bacana saber que a cidade que eu moro aprovou uma lei que como essa. Espero que seja se fato cumprida e que os babacas que insistem em usar os rojões sintam no bolso o prejuízo. Vale lembrar que a lei foi proposta na Câmara pelo vereador Edson Silva.

De acordo com a legislação, o desrespeito à lei acarreta multa de R$ 2 mil e o valor dobra em caso de reincidência. “Ao sancionar a legislação, a Prefeitura de Cotia soma às ações de prevenção à saúde humana e animal”, divulgou a Prefeitura.

De acordo com material divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura, entre 2007 e 2017, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 5.620 internações e 1.612 atendimentos ambulatoriais em decorrência de acidentes provocados por queima de fogos de artifício. No mesmo período, foram anotados 96 mortes no Brasil.

“Em uma tentativa de contribuir com a redução desta estatística, a no texto da Lei de Cotia consta que a proibição alcança todo o município, locais abertos e fechados, sejam áreas públicas ou locais privados. Além disso, os prejuízos à fauna é subnotificado.”

“Muito se fala dos prejuízos aos animais que se assustam, se machucam e até morrem quando escutam fogos, mas some-se a isso, os acidentes que resultam em queimaduras, traumas auditivos e o impacto gigante em algumas pessoas, como as autistas”, disse o prefeito Rogério Franco. “Contamos com a compreensão da população, pois é um longo caminho que temos que percorrer, mas estamos dando o primeiro passo. A sociedade evolui quando abre mão de atitudes inconsequentes em detrimento do sofrimento alheio”, completou.

Andreia Rodrigues da Silva, coordenadora administrativa do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPS IJ), explicou que autistas têm uma hipersensibilidade auditiva. “O incômodo é maior para estas pessoas, até mesmo sons que passam despercebidos pela maioria, têm grande impacto para os autistas”, explicou Andreia que também é mãe de um autista e vivencia de perto este drama. “Os ruídos, pressões súbitas, estalos ou estouros, especialmente de fogos de artifício, geram medo, susto exacerbado, desespero, angústia e sobrecarga sensorial”, completou.

Fique esperto:

Lei 2070/2019: proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fotos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Município de Cotia.

Multa: R$ 2 mil (valor dobra em caso de reincidência)

Denúncia: 153 (24h) ligação gratuita

Em Cotia, a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária é responsável pela fiscalização da Lei 2070/2019. A população pode denunciar por meio do número 153. A ligação é gratuita.

Importante ressaltar que a lei não vale apenas para as comemorações de Natal e Ano Novo que já estão se aproximando mas para todos os casos, inclusive para as eleições municipais que também já batem na nossa porta. É muito comum em Cotia políticos comemorarem seus feitos ou até derrotas de seus adversários com grandes queimas de fogos. Espero que estes casos também sejam punidos pelo rigor da lei.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *