Cotia promove capacitação para rede de proteção à infância

Nos dias 22, 23 e 24 de julho, Cotia será palco de uma importante iniciativa voltada à proteção da infância e da adolescência. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias (SDSP) vai realizar uma série de palestras gratuitas voltadas a conselheiros tutelares e profissionais que integram a rede de proteção da cidade. A formação acontecerá no auditório do Paço Municipal, sempre das 8h às 17h, e será conduzida pelo renomado palestrante e consultor Luciano Betiate, referência nacional no tema.

Durante os dois primeiros dias, Betiate irá abordar os “Fundamentos e Método de Atendimento do Conselho Tutelar”, com espaço aberto para perguntas e troca de experiências. No último dia da programação, os temas ganham ainda mais profundidade com discussões sobre a prática da Lei Henry Borel, crimes sexuais contra crianças e adolescentes e o trabalho em rede pela infância.

“É urgente e imprescindível que Conselheiros Tutelares e a rede de atendimento conheçam as características e limites de atuação do colegiado, especialmente o conceito legal de autonomia, que tem sido fonte de distorções, abusos e omissões”, ressalta Betiate.

A capacitação vai mergulhar em legislações como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Código Penal, Código de Processo Penal, Lei das Contravenções Penais e Constituição Federal. Para o secretário Silvio Cabral, da SDSP, a atividade representa uma grande oportunidade de reciclagem: “Será um momento riquíssimo de aprendizado. Vamos poder tirar dúvidas e fortalecer a atuação conjunta de todos os serviços envolvidos na proteção de crianças e adolescentes.”

O evento é aberto, gratuito e não exige inscrição prévia. A expectativa é reunir agentes da rede de proteção, conselheiros tutelares, educadores, assistentes sociais e demais profissionais comprometidos com a infância e juventude.

SERVIÇO

Capacitação para Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente
Dias: 22, 23 e 24 de julho
Horário: Das 8h às 17h
Local: Auditório da Prefeitura – Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1347, Jd. Nomura
Palestrante: Luciano Betiate
Público: Conselheiros tutelares e profissionais da rede de proteção
✅ Gratuito | Não é preciso se inscrever

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *