
Cotia: casa de passagem garante dignidade e acolhimento a pessoas em situação de rua
Na sexta-feira (12), a prefeitura de Cotia abriu as portas oficialmente da Casa de Acolhimento e Abordagem Pastor Lídio e Poeta Caju. O espaço, na Vila São Francisco, oferece atendimento a pessoas em situação de rua onde poderão tomar banho, se alimentar e dormir. Segundo a Prefeitura, também há possibilidade de atendimento com Psicólogo, com Assistente Social e de encaminhamento para abrigo e reabilitação.
“Este lugar reflete o respeito que a gestão municipal tem com todos, especialmente com quem mais precisa. Aqui, as pessoas que são invisíveis na sociedade serão vistas, terão voz e a oportunidade de recuperação e inserção à sociedade”, disse o prefeito Welington Formiga, que chorou durante a apresentação do espaço. “Com este governo, todos poderão sonhar e serão olhados com amor”, completou.
A casa
A casa fica rua Etelvina Maria Pedroso, 214, oferece acomodações para pernoite e têm capacidade para atender até 20 pessoas. Mas, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias (SDSP), este número pode ser ampliado. Há separação de dormitórios masculino e feminino e espaço pet.
A gestão do espaço, ficou por conta da Casa Refúgio gerenciada pelo Pastor Fabrício Leiva, que venceu o edital de concorrência que prevê um contrato de cinco meses por um valor total de R$ 528 mil. A mesma instituição já mantém um contrato com a prefeitura no serviço de acolhimento em Caucaia do Alto, onde a administração municipal oferece 50 vagas de pernoite e 50 vagas centro dia, com encaminhamento via abordagem e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Ainda segundo a Prefeitura, as Secretarias de Desenvolvimento Social e Periferias e de Segurança Pública atuarão em conjunto para garantir “a sensação de segurança” aos moradores, estudantes do entorno e da população em situação de rua. A Guarda Civil Municipal (GCM) intensificará o patrulhamento na região da Casa de Acolhimento e Abordagem diuturnamente.
Os homenageados
Pastor Lídio: foi um pastor Pentecostal que cuidava da Escola Dominical da Igreja Pentecostal Vitória de Jesus. Em sua jornada, realizou um trabalho de destaque junto à população em situação de rua, fornecendo alimento e fazendo um trabalho de evangelização.
Poeta Caju: foi uma pessoa que viveu em situação de rua na cidade de Cotia. Era conhecido na região central da cidade e era facilmente encontrado atrás da Praça da Matriz fazendo poemas e rimas e, apesar de sua condição de vulnerabilidade, passava muita alegria para as pessoas que paravam para ouvi-lo.
Comentários