fbpx

Com aplicativo, postos de saúde de Cotia começam a sair da idade da pedra

Aplicativo permite agendamento on line de consultas nas UBS de Cotia. Unidades Básicas receberam alguns reparos antes de o sistema começar a funcionar. Usuário cadastrado nas unidades pode marcar ou desmarcar consulta com a atenção básica, além de acessar a disponibilidade de medicamentos por farmácia, agendamentos realizados e o histórico das últimas consultas.

Enfim, demorou anos luz, mas as unidades básicas de saúde de Cotia começaram a sair da idade da pedra com o aplicativo “Saúde Simples Cotia” que já está funcionando e permite agendar e consultas médicas on line. Em tempo de pandemia é muito bem vindo, chega de filas nas recepções.

A prefeitura informou que antes de mudarem o sistema de agendamento, as  unidades passaram por reformas, ampliações e adequações.

“Em algumas, a Prefeitura precisou instalar novas redes de telefone e para a implantação do sistema. Todas receberam monitores de senha, além de totens de autoatendimento.

Na UBS do Caputera foi feita a maior intervenção: a Prefeitura ampliou de dois para cinco consultórios médicos, os banheiros foram reformados e contam com acessibilidade. A UBS tem sala de vacina, sala de procedimento, recepção, duas salas de espera para os pacientes, uma farmácia e uma sala administrativa.”

A reformulação integra o projeto “Conexão Saúde – Cotia cuidando de você”.

Antes de o app entrar em funcionamento, a prefeitura executou um projeto piloto na Unidade Básica de Saúde – UBS do Portão. “E todas as adequações foram feitas antes de o sistema ser levado para toda a rede de Atenção Básica do município”, divulgou a prefeitura.

Por meio do Conexão Saúde qualquer morador que tenha cadastro em uma UBS pode marcar ou desmarcar consulta com a atenção básica, além de acessar a disponibilidade de medicamentos por farmácia, agendamentos realizados e o histórico das últimas consultas.

Segundo a Prefeitura, todo o projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tellus, que trouxe a sua expertise em criação de serviços públicos inovadores, a empresa OM30, responsável pelo sistema e, a Roche Farmacêutica do Brasil e o Instituto Beth Jacob Laffer investiram no projeto.

Aplicativo “Saúde Simples Cotia” pode ser baixado gratuitamente

Além das adequações físicas e de sistema, a Prefeitura, em parceria com o Instituto Tellus realizou o treinamento e sensibilização dos colaboradores de todas as UBS’s, além disso, todos passaram por operação assistida e diagnóstico de uso e funcionamento do sistema. A última etapa da implantação diz respeito à comunicação visual das unidades: cada setor foi identificado por cores, além disso, ganharam painéis de senha.

Ainda segundo a Prefeitura, as agendas das unidades também estão disponíveis no totem de autoatendimento (instalado em cada UBS) e no portal da Prefeitura de Cotia (no link da Secretaria de Saúde).

Para acessar a agenda basta o paciente baixar o aplicativo “Saúde Simples Cotia”, disponível gratuitamente para celulares e tablets ou, ainda, acessar o site da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br), entrar em ‘Secretaria de Saúde’ e ‘Agendamento SUS’.

Com o uso da tecnologia, a Prefeitura espera grande impacto na queda do absenteísmo, pois o sistema permite que o usuário seja lembrado do seu agendamento e possa responder confirmando ou cancelando a consulta, caso não possa comparecer, com isso, libera a vaga para outra pessoa.

Nota da redação:

Esse blog testou a funcionalidade do aplicativo. Depois de baixar o app na loja da google, facilmente consegui agendar uma consulta e checar o horário de outra que já estava agendada na unidade de Saúde do Parque São George.

Mas fica a ressalva de que é urgente e necessário a redução do prazo de espera para as consultas e exames. Para se ter uma ideia, nesta unidade do Parque São George, conseguimos agenda com o ginecologista apenas para meados de fevereiro. E a fila de espera para um exame  de ultrassonografia, por exemplo, é de mais de um ano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *