fbpx

Cotia: Rogério Franco é reeleito com vantagem apertada

Com uma diferença de 5, 3 mil votos, Rogério Franco (PSD) foi reeleito prefeito de Cotia na noite deste domingo (15), com 49,30% dos votos válidos. Seu principal oponente, Wellington Formiga (PSB) somou 51. 749 votos o que representa 44,72% dos votos.

A apuração foi tensa por conta dos problemas técnicos do sistema do Tribunal Superior Eleitoral. Logo que encerrou a votação, os boletins de urnas davam vantagem a Formiga e quando o sistema do TSE entrou em funcionamento ele continuava à frente de Rogério Franco. Equipes ligadas ao candidato de oposição chegaram a divulgar vídeo comemorando a vitória.

Aos poucos Rogério Franco foi virando o placar e a vitória foi confirmada por volta das 23h30.

Ao contrário do que apontou a pesquisa divulgada pelo Jornal Giro em que, com base nos votos válidos, Rogério Franco seria reeleito com mais de 60% dos votos válidos, a diferença de votos para o segundo colocado foi de poucos mais de 5 pontos.

Na região, Franco foi o prefeito que enfrentou maior dificuldade para se reeleger. Rogério Lins (Pode) em Osasco foi reeleito no primeiro turno com 94% dos votos válidos, Igor Soares  (PSD) em Itapevi obteve 98%, Rubens Furlan (PSDB), 94% e Marcos Neves (PSDB) de Carapicuíba foi reeleito no primeiro turno com 72% dos votos válidos.

Mandato cassado

Na reta final da campanha, Rogério Franco e seu vice Almir Rodrigues, tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. Eles foram condenados por abuso de poder político e econômico nas Eleições de 2016.

Os juízes do TRE não mantiveram, porém, a inelegibilidade de ambos por 8 anos, que havia sido determinada pelo juiz de 1ª instância.  O que permitiu que Rogério, agora ao lado de Ângela Maluf, pudesse concorrer normalmente ao pleito deste ano.

A decisão, em segunda instância, ainda cabe recurso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por isso, Rogério e Almir se mantém no cargo.

Mas a notícia da cassação teria sido um dos motivos que tornaram sua reeleição mais apertada.

“A apuração desta eleição foi uma grande emoção”, discursou Rogério em seu comitê logo depois do resultado oficial. “Enfrentamos muitas dificuldades nesse processo eleitoral”, continuou referindo-se a fake News atribuídas aos seus adversários e agradeceu a militância e com ironia parabenizou os adversários, “eles vão morar em uma cidade melhor”.

Wellington Formiga (PSB), candidato derrotado nas urnas, ao lado de seu candidato a vice prefeito, Adilson Lima, usou seu perfil pessoal para agradecer os votos e parabenizar o prefeito eleito.  “Fizemos uma campanha humilde e com o carinho do povo”, disse o candidato. “Agora é hora de pensar na cidade, respeitamos a população”. E também em tom de ironia, parabenizou o prefeito e alfinetou: “prefeito o senhor pegou algumas ideias nossas e espero que nos próximos quatro anos, Deus lhe dê a oportunidade de acertar”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *