fbpx

Eleitorado de Cotia aumentou 10%. Mulheres são maioria, como sempre.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou os dados sobre o número de eleitores em todos os municípios do Brasil.

A cidade de Cotia pulou de 158.884 eleitores em 2016 para 174.356 este ano. Um aumento de quase 10%.

De acordo com as estatísticas do TSE, a maioria dos eleitores tem Ensino Médio completo (30%). Na sequência  (22,71%) estão os que não completaram o Ensino Fundamental. Talvez a baixa escolaridade dos eleitores ajuda a explicar a baixa qualidade dos eleitos. Mas já não se pode dizer o mesmo em relação ao gênero dos eleitores, uma vez que a exemplo do que já ocorre em nível nacional, a maioria dos eleitores da cidade é do sexo feminino (52,6%) mas isso não faz com que mais mulheres sejam eleitas. No caso de Cotia não tem feito nenhuma diferença uma vez que não há mulheres no legislativo cotiano há cerca de 35 anos. Os eleitores com nível superior em Cotia representam 7,06% e com nível superior incompleto , 4,91%. A maioria tem entre 30 e 39 anos de idade (11,83%)  e é solteira (58,0%).

Apenas 14 eleitores informaram ao TSE o nome social. E ainda de acordo com as informações divulgadas, 2895 eleitores cotianos possuem alguma deficiência física.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as eleições tiveram todo o cronograma alterado  e dia da votação que seria no primeiro domingo de outubro passou para novembro, respectivamente dia 15 (primeiro turno) e 29 (segundo turno). Mas em Cotia não há segundo turno, ou seja, no dia 15 de novembro já serão conhecidos os nomes dos próximos vereadores e prefeito da cidade pelos próximos 4 anos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *