Coronavírus: Rogério Franco diz que ocupação de leitos em Cotia é de 30%

Boletim divulgado no domingo informa  quase 1500 pessoas infectadas e 98 mortes.  Número seguem em ascensão, mas cidade entra na faixa amarela e vai reabrir restaurantes, bares e salões de beleza.

Em pronunciamento ao vivo em sua página no Facebook Na noite deste domingo (28),o prefeito de Cotia Rogério Franco anunciou que Cotia passa a integrar a faixa amarela no plano São Paulo de retomada do comércio. Dos 645 municípios do Estado, Cotia, apesar de índice de contaminação em ascensão, está entre os 15 que vão poder avançar na reabertura de comércios.

Rogério já havia feito um pronunciamento na sexta, mas teve problemas com a conexão e voltou a se comunicar no domingo.

A partir desta semana, poderão reabrir, bares, restaurantes e salões de beleza e barbearias. O decreto com as regras de abertura deve ser publicado nesta segunda-feira (29).

Segundo o prefeito os protocolos de atendimento realizados pela cidade permitiram que a cidade pudesse mudar de faixa. Ainda de acordo com Rogério Franco, a taxa de ocupação de leitos  para atendimento de covid-19 na cidade é de 30%. O hospital de campanha, construído no centro da cidade possui 50 vagas e segundo ele, no domingo, haviam 16 pessoas internadas e nenhuma em estado grave, ou seja, entubadas.  A taxa de recuperação, segundo ele é de 70%.

Mas ainda assim, o índice de infectados e mortos pela doença seguem aumentando em Cotia. De acordo com boletim divulgado no domingo (28) pela Secretaria de Saúde, 1487 pessoas estão infectadas na cidade e 65 pessoas estão internadas (com suspeitas da doença ou confirmadas) e 98 pessoas morreram desde o início da pandemia. Em contrapartida, 1113 pacientes se recuperaram. No domingo passado, (21) os infectados eram 1.216 pessoas e os mortos confirmados 86 pessoas e 14 estavam em investigação. Agora já são 21 mortes sob investigação.

Os números referem-se às redes pública e privada e  vale ressaltar que independentemente do local em que a pessoa esteja internada, a notificação é sempre para ao local de residência da pessoa.

Pelo menos 200 pessoas são atendidas diariamente no Hospital de Campanha segundo o prefeito Rogério Franco.  O Secretário de Saúde, Magno Sauter justifica que o aumento no número de infectados tem ocorrido porque aumentaram o número de testes em relação aos meses anteriores.

Obras na cidade

Apesar da pandemia, o prefeito Rogério Franco segue com o projeto de obras que estavam previstas, muitas já licitadas antes da pandemia, como por exemplo o Pronto Socorro Infantil que segundo ele as obras iniciam nesta semana.

O prefeito também informou que todas as escolas da cidade passam por reforma e manutenção, além de outras duas em construção, uma no Parque Mirizola e outra em Caucaia do Alto.

Assista a íntegra do pronunciamento de Rogério Franco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *