Com investimento de R$ 2 milhões, ginásio de esportes de Cotia ganha nova vida

Iniciada em agosto de 2019, a obra de reforma e adequação do Ginásio de Esportes, localizado na Rua Ouro, ao lado do Mercado Municipal de Cotia, está em fase final, segundo divulgou a Prefeitura.

O ginásio substitui o antigo “Suvacão”  e foi inaugurado em 1984. E segundo a prefeitura “desde então, nunca havia passado por uma reforma total”.

Desde os tempos do Suvacão, apelido carinhoso dado pelos moradores e nem preciso dizer porque  (rsrrs)  o local sempre foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, além de aulas de diversas modalidades esportivas.

Vejam a descrição feita pela página “Cotia de Antigamente”

E, por muitas vezes foi também o ponto de apuração de votos nas eleições, quando usávamos cédulas de papel no processo eleitoral. Ahh, se aquelas paredes falassem…  iam revelar tantas coisas sobre aquelas apurações, além é claro dos muitos socos e pontapés entre candidatos e cabos eleitorais, juízes… vixi…

Gente, eu sou do tempo do voto com cédulas!!!  Após o encerramento da votação, as urnas eram encaminhadas para o ginásio, na quadra. As arquibancadas eram liberadas para uma parte do público e uma multidão aguardava pelo lado de fora.

Nesse tempo eu não era jornalista, nem candidata, nem cabo eleitoral e nem puxa-saco de candidato, então era da turma que ficava do lado fora, às vezes, só observando as “tretas”.

Ninguém nunca confirmou mas me disseram que teve uma eleição que sumiu urna e teve até urna que foi levada para o ginásio no carro de um candidato. Tem ainda histórias de candidato que enfiava o dedo na cara de juiz eleitoral para validar voto e de voto em branco que era preenchido na hora da apuração.

Mas esses são mais alguns daqueles “causos” que fazem parte das lendas de Sucupira City.

Voltando às obras de restauração, de acordo com a prefeitura, o ginásio, que como comentou um amigo, olhando do alto bem parece um disco voador,  ganhou um novo telhado – “o antigo apresentava diversos problemas – acessibilidade em todos os banheiros, vestiário com chuveiro e boxes individuais. Ganhou também novo sistema de ventilação, iluminação LED, adequação das salas, além de um novo portal de entrada que será construído”.

Ainda segundo a prefeitura, o investimento foi de R$ 2 milhões.

“O ginásio é um ponto de referência em nossa cidade e já estava precisando de uma grande reforma. Vamos entregá-lo novinho para a população. O esporte, bem como todas as áreas, sempre foi tratado com muito carinho por nossa gestão”, disse o prefeito Rogério Franco (PSD).

O vídeo de divulgação do novo ginásio tem uma musiquinha bonitinha e meiga. Mas não mostra por dentro e como estamos em tempo de isolamento não vou poder ir até lá para conferir, mas tô curiosa mesmo é para saber se foram reformadas também as arquibancadas, pois quem frequenta o ginásio sabe que dali  [das arquibancadas] é muito complicado assistir qualquer evento esportivo. Se isso não foi feito, sinto muito, de nada terá adiantado o investimento que nossos atletas merecem. Mas quero crer que nossos engenheiros de hoje são melhores que os de antigamente.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *