fbpx

Coronavírus em Cotia: prefeito diz que Guarda Civil irá atuar para conter aglomerações

Durante pronunciamento ao vivo em sua página no Facebook, o prefeito de Cotia Rogério Franco  reforçou mais uma vez que como medida de proteção contra a contaminação por covid-19, estão proibidas qualquer tipo de  eventos ou aglomerações na cidade. E pediu que moradores que presenciarem aglomerações podem usar o número 153, da Guarda Civil de Cotia para informar que providências serão tomadas.

Na mesma live o prefeito, ao lado do Secretário de Saúde, Magno Sauter, anunciou a criação do Centro de Combate ao Coronavírus, na UBS do Atalaia e uma central de atendimento  virtual  para dúvidas e informações.

Em relação à Sala de Atendimento virtual, o prefeito Rogério Franco informou que servidores da área da saúde vão dar orientações ao munícipe sobre a necessidade de irem à uma unidade de atendimento ou de controlarem os sintomas em casa.

Para acionar esta Sala Virtual basta o morador ligar para o número 0800-484 8005 para receber as orientações. A ligação é gratuita e o serviço funcionará das 7h às 19h. “Esta medida evitará que tenhamos as unidades dos Pronto Atendimentos lotadas de pessoas que podem resolver a situação tomando um antitérmico e fazendo repouso em casa mesmo”, o prefeito. “Pessoas capacitadas para orientar corretamente os moradores estarão na ponta da linha, é importante que a população lance mão deste canal de atendimento e use com responsabilidade”, completou.

O secretário de Saúde, Magno Sauter, destacou que muitas vezes os moradores têm dúvidas que, se sanadas por telefone, descartam a necessidade da ida presencial ao pronto atendimento. “É natural que haja uma comoção quase generalizada em função das notícias mundiais relacionadas à Covid-19.  As pessoas ficam apreensivas achando que qualquer espirro ou tosse já significa que tem que ir ao pronto atendimento. Este canal 0800 também servirá para tirar dúvidas e orientar sobre cada caso”, explicou Sauter.

Fonte: Secretaria de Saúde de Cotia

O Centro de Combate ao Coronavírus entra em funcionamento nessa sexta-feira (20/03), na UBS do Atalaia. O objetivo é afastar pessoas com síndromes gripais dos demais pacientes que procuram atendimento na UPA Atalaia, que fica ao lado da UBS. “Já temos transmissão comunitária do novo Coronavírus, portanto, qualquer paciente com sintoma gripal será atendido neste Centro. A medida vai proteger os pacientes que buscam atendimento, mas não apresentam sintomas gripais”, destacou Sauter.

Centro de combate o coronavírus, no Atalaia, começa a funcionar nesta sexta-feira (20)

Nos Pronto Atendimentos do Parque São George e de Caucaia do Alto, espaços também foram destinados para atender exclusivamente pacientes com quadros gripais e afastá-los do contato com os demais pacientes.

Até o momento, segundo dados da Secretaria de Saúde de Cotia, a cidade registrou um caso positivo para covid-19. Mais informações e boletins clique AQUI

Durante o pronunciamento, o prefeito anunciou outras medidas, assista:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *